Saiba tudo sobre os serviços de despacho aduaneiro

Entenda a importância dos serviços de despacho aduaneiro; saiba onde encontrar o lugar certo para realizá-los

Os serviços de despacho aduaneiro se tornaram cada vez mais populares à medida que a globalização vem diminuindo sistematicamente as barreiras internacionais, facilitando a troca de mercadorias entre as mais diversas nações.

Tenha em mente que os serviços de despacho aduaneiro são primordiais para garantir a troca de mercadorias entre os países, tornando o processo mais fácil, ágil e de acordo com as normas e leis em vigência. 

Conheça mais sobre o que são os serviços de despacho aduaneiro

Basicamente, saiba que os serviços de despacho aduaneiro consistem no procedimento fiscal pelo qual toda mercadoria proveniente do ou destinada ao exterior deve ser submetida junto à Receita Federal. 

Pelo fato de não existir possibilidade de “cortar caminhos” na importação e exportação, os serviços de despacho aduaneiro acabam sendo imprescindíveis. 

Isto é, o procedimento de despacho aduaneiro é inevitável no processo de nacionalizar (importação) ou desnacionalizar (exportação) a mercadoria.

Quem faz os serviços de despacho aduaneiro?

Os despachantes aduaneiros são os profissionais responsáveis por agilizar todo o processo de despacho das mercadorias. 

Saiba tudo sobre os serviços de despacho aduaneiro

Lembre-se que o despachante aduaneiro é o responsável por cuidar dos processos de importação e exportação das mercadorias que entram e saem do país, contando com uma série de atribuições, entre as quais podemos citar:

  • Assessorar os procedimentos do despacho aduaneiro;
  • Realizar e acompanhar o despacho da mercadoria junto aos órgãos fiscalizadores;
  • Representar seus clientes diante de órgãos públicos;
  • Elaborar, conferir e registrar as transações aduaneiras de importação e exportação.

Entenda o despacho aduaneiro de exportação

Despacho aduaneiro de importação é, em suma, o serviço no qual é verificada a precisão dos dados e informações declaradas pelo importador no que se refere à mercadoria importada, os documentos apresentados, entre outras tarefas pertinentes ao serviço. 

Qual a diferença entre desembaraço aduaneiro e despacho?

O despacho aduaneiro é o trabalho do despachante, em que ocorre todo o trâmite burocrático de conferência dos produtos e mercadorias. Isto é, um procedimento de conferência física e documental. 

Já o desembaraço consiste na liberação literal dessa carga na alfândega, na fronteira.

Então, tenha em mente que o despacho e desembaraço aduaneiro são diferentes, ainda que façam parte de uma mesma área. 

Onde fazer os serviços de despacho aduaneiro?

Os serviços de despacho aduaneiro – assim como outros serviços relacionados, como o desembaraço aduaneiro – devem ser feitos por profissionais devidamente preparados e aptos para realizar esse tipo de trabalho. 

Nesse caso, a dica é procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, a fim de encontrar o suporte profissional que busca para esses procedimentos. 

Priorize a busca por empresas experientes, profissionais e bem avaliadas no mercado, como é o caso da East Cargo, referência em serviços de despacho aduaneiro em São Paulo. 

East Cargo: referência em serviços de despacho aduaneiro em São Paulo

A East Cargo é uma empresa tida como referência em serviços de despacho aduaneiro no Tatuapé e toda zona leste, sendo uma empresa procurada por todas as regiões de São Paulo. 

Além disso, vale dizer que nosso escritório em São Paulo realiza serviços de despacho aduaneiro em Santos, baixada santista e muitas outras cidades do país.

Na East Cargo suas mercadorias passarão corretamente pelas alfândegas, sem que haja qualquer tipo de empecilho. Além disso, fornecemos total suporte na elaboração da documentação necessária ao cumprimento dos trâmites legais. 

Confira alguns dos serviços que a East Cargo oferece: 

  • Elaboração de documentação;
  • Assessoria em portos, aeroportos e fronteiras;
  • Importação e exportação legalizadas;
  • Classificação fiscal de mercadoria;
  • Consultoria em geral.

Não à toa, a East Cargo é um referencial no mercado quando se fala em serviços de despacho aduaneiro no Tatuapé e serviço de despacho aduaneiro em São Paulo de modo geral. 

Conte sempre com o suporte profissional da East Cargo. 

Gostou de saber mais sobre os serviços de despacho aduaneiro? Então, acompanhe o blog da East Cargo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe um comentário